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Plataforma Qedu organiza dados sobre juventudes e trabalho

Plataforma Qedu organiza dados sobre juventudes e trabalho

A Plataforma Juventudes e Trabalho, organizada pelo QEdu, traz de forma bem organizada dados e informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua – IBGE) que retratam uma situação desigual e desafiadora para as juventudes brasileiras no que diz respeito a escolaridade, trabalho e renda, principalmente para aqueles que estão fora da escola e não concluíram a educação básica.




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Este site é um portal colaborativo dedicado à promoção e ao apoio para a Educação Técnica e Profissional (EPT) no Brasil e no mundo. O Observatório reúne pesquisas, publicações, projetos e eventos relacionados a essa área educacional. Além disso, o site ainda oferece recursos que podem auxiliar na compreensão e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a EPT.

Juventudes Fora da Escola

O estudo Juventudes Fora da Escola, desenvolvido pelo Instituto Datafolha a pedido do Itaú Educação e Trabalho e Fundação Roberto Marinho, combinou métodos quantitativos e qualitativos, examinou 1,6 mil jovens brasileiros com idades entre 15 e 29 anos. Tem enfoque nas diversas dificuldades que são enfrentadas por essa faixa etária, que está fora do sistema educacional e ainda não completou o ensino básico. O estudo analisa informações sobre o perfil desses jovens, e quais as principais razões para que estes abandonem a escola e também, os incentivos que os encorajaram a retornar.

Em Junho de 2023, Gatsby realizou uma visita à Dinamarca para explorar o sistema dinamarquês de ensino e formação profissional (EFP). Os que participaram da visita concluíram que há vantagem na forma como os empregadores dinamarqueses se relacionam com os aprendizes nos seus programas. Também confirmaram a importância da flexibilidade no âmbito da reforma do ensino e suas implementações.

A Plataforma Juventudes e Trabalho, organizada pelo QEdu, traz de forma bem organizada dados e informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua – IBGE) que retratam uma situação desigual e desafiadora para as juventudes brasileiras no que diz respeito a escolaridade, trabalho e renda, principalmente para aqueles que estão fora da escola e não concluíram a educação básica.

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Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

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