Início > Notícias > Volkswagen Caminhões e Ônibus e Fundação Iochpe expandem o Formare para jovens no México

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Fundação Iochpe expandem o Formare para jovens no México

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), líder no mercado brasileiro de veículos comerciais, internacionaliza seu programa Formare, voltado ao ensino e formação profissional de jovens, com a expansão para um novo país: o México. Em parceria com a Fundação Iochpe do Brasil e a Universidade Tecnológica San Luis Potosí (UTSLP), a iniciativa chega a mais uma unidade da montadora com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e qualificar jovens de Querétaro, cidade que sedia a maior operação da VWCO fora do Brasil. A turma inaugural é composta por sete alunos e iniciará as aulas no próximo dia 21 de outubro.

O Formare é um programa de qualificação profissional voltado para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica idealizado pela Fundação Iochpe. Baseado em práticas pedagógicas inovadoras, o formato de ensino combina as transformações e demandas do mercado de trabalho, propondo estrutura curricular que integra o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Em parceria com a Universidade Tecnológica de San Luis Potosí (UTSLP), foi construída uma grade de disciplinas sob medida para a aplicação do curso na VWCO México e certificação com base nas principais demandas da indústria local.

“Com esta iniciativa, temos a possibilidade de viabilizar novas oportunidades para a comunidade e retribuir à sociedade, além de podermos gerar impacto positivo no presente e transformar o futuro de gerações. Nosso objetivo é oferecer experiência educacional de qualidade e chances de desenvolvimento pessoal e profissional para acelerar a empregabilidade com um olhar especialmente atento para a diversidade, equidade e inclusão”, enfatiza Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A escolha do México para a expansão do programa se deu em virtude do potencial do país e da crescente demanda por profissionais qualificados no setor automotivo, visto que a nação é uma das dez maiores produtoras de veículos do mundo e conta com um mercado de trabalho altamente competitivo na região em que a fábrica está instalada. Com certificação de especialista em operações industriais emitida pela UTSLP, espera-se formar uma geração de profissionais altamente capacitada para atuar na indústria 4.0, estimular a inovação e fortalecer a cadeia produtiva.

“Temos muito orgulho de trazer este programa para o México, o que representa uma conquista histórica para a nossa organização. Para nós, a formação e o desenvolvimento das pessoas são muito importantes, pois sabemos que é a chave para o crescimento do país e da indústria. Ao oferecer um curso ministrado por nossos próprios colaboradores, estamos proporcionando aos alunos uma experiência única de contato com profissionais experientes e ensino acadêmico de qualidade. Temos certeza de que o Formare criará oportunidades para as novas gerações, promovendo o fortalecimento da sociedade, da nossa empresa e da indústria”, celebra Frank Gundlach, diretor geral da Volkswagen Caminhões e Ônibus no México.

Ao oferecer a oportunidade de especialização, as instituições envolvidas não apenas qualificam jovens para o mercado de trabalho, mas também fortalecem sua autoestima e confiança. Além de ser um passaporte para o mundo profissional, este é um reconhecimento de suas capacidades e um incentivo para que continuem se desenvolvendo.

De acordo com Marcos Oliveira, CEO da Iochpe-Maxion e presidente do Conselho da Fundação Iochpe, “além de gerar oportunidade aos jovens, o Formare proporciona uma experiência única para os colaboradores da empresa que atuam como educadores voluntários. São eles que, com sua dedicação e conhecimento, tornam-se mentores e modelos para os jovens. Não são apenas professores, mas referências profissionais e pessoais, mostrando na prática como o comprometimento e a ética podem guiar carreiras de sucesso. Essa relação é um dos aspectos mais inspiradores do programa, porque demonstra que todos nós podemos, individualmente, contribuir para transformar vidas”. 

No Brasil, a VWCO recebe alunos do Formare há 24 anos, tendo formado mais de 300 jovens, dos quais 76% foram contratados por empresas do Consórcio Modular e ocupam cargos em diversos níveis hierárquicos. Essa parceria é um exemplo de como a união de esforços e combinação da expertise da indústria com o conhecimento acadêmico podem gerar resultados positivos para a sociedade. 

Notícias relacionadas

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo