Início > Vacinação contra Covid-19 inicia no Brasil

Vacinação contra Covid-19 inicia no Brasil

CoronaVac e Oxford-AstraZeneca iniciam o Plano Nacional de Imunização

Duas vacinas contra a Covid-19 foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (17). Estudadas no Brasil pelo Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as vacinas da Sinovac Biotech e Oxford-AstraZeneca iniciam a campanha de vacinação após dez meses de pandemia no país.

Em meio à insegurança de parte da população, os laboratórios responsáveis pela produção da vacina e a Anvisa reafirmaram a eficácia e segurança dos imunizantes. Em pesquisa no país desde meados de 2020, as vacinas foram testadas em brasileiros voluntários durante a fase 3 dos estudos. Nenhum dos imunizantes gerou um efeito adverso grave que colocasse em dúvida sua eficácia.

A CoronaVac, vacina produzida pelo Butantan em parceria com a Sinovac Biotech, contou com a participação de 13.060 voluntários, todos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Os resultados da fase 3 do estudo mostraram que o imunizante é 100% eficaz em casos graves e moderados, 78% em casos leves e 50,38% em muito leves. A vacina Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fiocruz em parceria com a farmacêutica AstraZeneca e Universidade de Oxford, contou com 11.636 voluntários no país. A eficácia geral da vacina é de 70,4% com duas doses. As duas vacinas se encaixam nas exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que um imunizante precisa de mais de 50% de eficácia para ser liberado.

No momento, apenas a CoronaVac está sendo oferecida, já que a Oxford-AstraZeneca terá suas primeiras doses importadas da Índia e depende das negociações para ter uma data certa para chegar ao Brasil. Além disso, o governo está em um impasse com a China, que oferta a matéria-prima para produção das duas vacinas aprovadas no Brasil. Assim que os insumos chegarem ao país, a Fiocruz prevê a entrega de 110 milhões de doses no segundo semestre (e 100,4 milhões importados no primeiro semestre). O Butantan já entregou 10,8 milhões de doses, distribuídas aos estados pelo Governo Federal, e planeja produzir cerca de 1 milhão de doses por dia – e dobrar a produção a partir de maio.

É seguro tomar a vacina?

Sim, as vacinas são produzidas por centros de pesquisa renomados no Brasil. Todos os resultados foram analisados pela Anvisa, que emitiu uma aprovação para o uso emergencial da vacina.

Quando poderei me vacinar?

A vacinação começa com profissionais da saúde, idosos e indígenas. Cada estado e cidade é responsável por divulgar à população o andamento da ação e quando outros grupos serão vacinados. Para conferir o seu lugar na fila de vacinação no Plano Nacional de Imunização, acesse o site do jornal O Globo (clicando aqui).


Para saber mais sobre as vacinas, acesse o site do Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz.

Notícias relacionadas

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo