“Há alguns anos, ouvi falar de um projeto educacional dentro da indústria, chamado Formare. Os relatos que ouvi mencionaram ser um projeto agregador para a comunidade, para os profissionais e principalmente para os jovens que dele participam.
Em meados de 2022, o gerente de RH da Novelis, que foi educador voluntário e responsável pela implantação do Formare em outra organização, apresentou este projeto inovador para a Novelis.
A partir da idealização, aprovação e implantação, houve muitas reuniões e alinhamentos, e em todas as interações tive a oportunidade de aprender sobre os processos de outras áreas. Era nítida a admiração dos profissionais que passaram a conhecer o Formare, e alguns deles se tornaram educadores(as) voluntários(as) imediatamente.
Em março deste ano, iniciamos o Formare Novelis com 20 alunos selecionados e seus respectivos pais, contando inclusive com a participação do presidente da nossa empresa, a vice-presidente de operações e alguns diretores e gerentes.
Nesses quatro meses de programa, temos observado o crescimento dos alunos, as várias interações entre educadores(as) voluntários(as) e o quanto essas transformações são enriquecedoras.
Poderia relatar vários aprendizados e experiências que vivemos em tão pouco tempo de implantação do programa, mas, em resumo, estou feliz pela oportunidade de liderar a implementação do Formare na Novelis. Estendo o meu agradecimento e admiração a todos os profissionais e áreas que somaram forças para a realização deste projeto, também aos educadores(as) voluntários(as) que diariamente se preparam e dedicam de coração a transformar vidas pelo processo educacional, exemplo e experiência”.
Angelo Santos é coordenador da unidade Formare Novelis, em Pindamonhangaba/SP, há 4 meses.
Acesse as Redes Sociais da Fundação Iochpe e fique por dentro das principais notícias, além de conteúdos exclusivos: Linkedin: | Instagram: | Facebook: | YouTube: