Início > Notícias > Geledés Instituto da Mulher Negra lança estudo sobre desigualdades educacionais na pandemia

Geledés Instituto da Mulher Negra lança estudo sobre desigualdades educacionais na pandemia

O estudo, que ocorreu entre setembro e novembro de 2020, revelou as diferenças e impactos do isolamento social

Sabemos que é preciso refletir sobre algumas questões para que seja possível compreender a dimensão dos problemas educacionais em nosso país. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD – COVID – 19), realizada em 2020, revelaram que, no mês de setembro, 6,4 milhões de estudantes, o que corresponde a 13,9% do total, não tiveram acesso às atividades escolares no Brasil. 

O mesmo levantamento mostrou ainda que estudantes negros e indígenas sem atividade escolar são o triplo de estudantes brancos: 4,3 milhões de crianças e adolescentes negros e indígenas da rede pública e 1,5 milhão de adolescentes brancos, respectivamente. Com base nisso, acentuadas pela pandemia, as desigualdades educacionais afetaram todos os grupos sociais, principalmente entre pessoas não-brancas no país.

Diante desta realidade, a Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou a pesquisa “A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades” no município de São Paulo, utilizando o recorte de raça/cor e gênero. 

O estudo apresentou também os impactos do isolamento social e do afastamento da escola na vida de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além dos problemas relacionados ao acesso, permanência e a realização dos percursos educativos.

Notícias relacionadas

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo