Resultados de 2020 demonstram conquistas do Programa mesmo em ano com isolamento social
No último ano, o mundo todo passou por diversas mudanças devido à pandemia do novo coronavírus. E o Programa Formare também não poderia passar incólume. Com 32 anos de existência, o Programa nasceu e viveu três décadas com aulas e práticas 100% presenciais. Com o distanciamento social, as atividades foram suspensas e adaptadas ao mundo digital. Esse obstáculo não afetou os resultados do Formare em 2020, que mostraram que o Programa continua forte na sua missão.
Para celebrar as conquistas, a Fundação Iochpe lançou o Relatório de Atividades 2020 do Formare, com números, relatos e experiências no último ano. Segundo o presidente da Fundação, Cláudio Anjos, 2020 foi desafiador e levou o time do Formare a se desdobrar para levar o Programa adiante. “As empresas parceiras não ficaram paradas. Reagiram. Agiram. Evoluíram. Em poucas semanas, o que se viu foi uma revolução no Formare, com coordenadores e educadores voluntários reinventando a forma de ensinar e aprender”, relata.
Como promovemos a transformação social?
Desde 1989, ano de criação do Programa, mais de 23 mil jovens já foram formados e cerca de 80% deles foram inseridos no mercado de trabalho. Em 2020, o Formare impactou 1.053 jovens e envolveu ativamente 2.500 educadores voluntários. O Programa também conquistou duas novas empresas parceiras: a LANXESS e a Maxion Montich, que iniciam as primeiras turmas no início de 2021. Atualmente, o Formare conta com a parceria de 46 empresas nacionais e multinacionais, de médio e grande portes, que mantêm 63 unidades em 12 estados e 48 municípios, no Brasil e no México.
Um viva aos nossos 30 anos!
Em dezembro, a Fundação Iochpe lançou o livro “30 anos transformando vidas”, que conta com depoimentos de ex-alunos e profissionais que passaram pelo Formare. Na primeira live aberta ao público, o livro foi apresentado em um bate-papo com o jornalista Rosenildo Ferreira, autor responsável por coletar e eternizar as histórias do Formare, e as ex-alunas Rubia Luz e Vanessa Pereira.
Com os olhos no futuro
A Fundação começou a desenvolver novos projetos para impactar ainda mais jovens em todo o Brasil, com parcerias e apoiadores inéditos. Além dos projetos de expansão, a equipe pedagógica do Formare desenvolveu diversos materiais para o desenvolvimento de competências ligadas à transformação digital das empresas, como integração de sistemas, robôs autônomos e computação em nuvem.
Clique aqui para ler o Relatório de Atividades 2020 na íntegra!