Início > Notícias > Fundação Iochpe e Programa Formare são destaques em reportagem sobre o futuro do trabalho

Fundação Iochpe e Programa Formare são destaques em reportagem sobre o futuro do trabalho

Relatório do World Economic Forum aponta a necessidade de requalificação profissional até 2030; iniciativas como o Formare são essenciais para jovens em vulnerabilidade

A Fundação Iochpe, por meio do programa Formare, foi destaque em uma reportagem do Jornal A Tribuna de Santos, que abordou o relatório Futuro do Trabalho, publicado pelo World Economic Forum em parceria com a Fundação Dom Cabral. O estudo revela que, até 2030, cerca de 170 milhões de novos empregos devem surgir globalmente, enquanto 92 milhões serão substituídos, exigindo a requalificação e realocação de profissionais.

O presidente da Fundação Iochpe, Claudio Anjos, foi entrevistado para discutir os desafios e oportunidades desse cenário, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade. De acordo com o relatório, esses jovens enfrentam barreiras significativas, como defasagem em competências tecnológicas e desigualdade no acesso a ferramentas digitais e internet.

O papel do Programa Formare
Diante desse contexto, iniciativas de qualificação profissional, como o programa Formare, ganham ainda mais relevância. O Formare tem como objetivo capacitar jovens em vulnerabilidade social, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes e desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais.

Claudio Anjos destacou a importância do conhecimento de habilidades tecnológicas e de programas como o Formare para reduzir as desigualdades e ampliar as oportunidades de emprego para esses jovens. “As habilidades tecnológicas devem crescer em importância mais rapidamente do que qualquer outra, diferenciando os jovens que crescem nessa qualificação. Nesse contexto, a geração Z tem a vantagem de nascer na era da conectividade e usar a tecnologia com grande intensidade”, afirmou.

Dados do Relatório

  • Novos empregos: 170 milhões até 2030.
  • Empregos substituídos: 92 milhões.
  • Desafios para jovens: Defasagem tecnológica e falta de acesso a ferramentas digitais.

Confira a Reportagem Completa
A reportagem completa está disponível no site do Jornal A Tribuna de Santos. Para saber mais sobre o programa Formare e como ele está transformando vidas, acesse o link na bio do perfil da Fundação Iochpe no Instagram.

Notícias relacionadas

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo