Início > Evasão escolar foi tema de Projetos Integradores no Formare Bosch

Evasão escolar foi tema de Projetos Integradores no Formare Bosch

A diminuição da evasão escolar foi tema de dois Projetos Integradores de alunos no Formare da Bosch, em Curitiba/PR.

O Projeto Integrador, mais do que uma Unidade Curricular do Formare, é uma oportunidade para participar de ação criativa e transformadora, identificando problemas ou oportunidades reais e colocando em prática as competências desenvolvidas ao longo da formação. No Projeto Integrador, os alunos se juntam em grupos de trabalho para refletir, avaliar, levantar dados e hipóteses, identificar recursos e definir cronograma de ações para realizarem o projeto a partir de um problema real. Ao fim do processo, a turma apresenta à liderança uma possível solução que gerará resultados positivos.

Os projetos “Tamo Junto Nessa” e o “ForMét” foram duas iniciativas propostas pelos alunos da Bosch, em Curitiba. Ambos os projetos partiram de uma motivação em comum: combater a evasão escolar.

A partir da coleta de depoimentos de alunos que desistiram da escola, além de estatísticas e notícias sobre abandono dos estudos, a proposta do projeto “Tamo Junto Nessa” é promover encontros trimestrais entre estudantes de Ensino Médio, em parceria com o Instituto Robert Bosch, visando a criação de uma rede de apoio e partilha de experiências, para fortalecer a experiência estudantil. Com o objetivo de prototipar e validar o projeto, o grupo realizou um primeiro encontro com jovens de diferentes escolas. As atividades incluíram trocas de histórias pessoais, canvas do propósito (investigação dos pontos fortes e habilidades de cada um), visita guiada pela fábrica da Bosch e almoço integrado.

O projeto “ForMét” também abordou a permanência escolar, mas com foco na participação e no interesse do aluno pela escola. O projeto dialogou com um dos colégios da região – a Escola Estadual Arlindo Carvalho de Amorim – para estudar a implementação de métodos de ensino que acompanhem diferentes ritmos de aprendizagem e estimulem a participação das turmas. O projeto foi aplicado em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, sugerindo aos professores uma nova a maneira de pensar em relação a aplicações das aulas. O objetivo era evitar o desinteresse pela escola.

Notícias relacionadas

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo