Início > Dia Internacional da Juventude: ações lembram a importância dos jovens para sociedade

Dia Internacional da Juventude: ações lembram a importância dos jovens para sociedade

Neste ano, o tema abordado é “Engajamento dos Jovens pela Ação Global” e debate como os mais novos estão sendo atingidos pela pandemia do novo coronavírus.

Ser jovem vai além de estudar, tirar boas notas e começar uma carreira de sucesso. A juventude também carrega a responsabilidade de ser uma agente de mudança na sociedade. Por isso, desde 1999, o dia 12 de agosto é marcado como o Dia Internacional da Juventude. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar, anualmente, o papel da juventude no mundo. 

Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, o tema “destaca as maneiras pelas quais as vozes e o ativismo dos jovens estão fazendo a diferença e aproximando o mundo dos valores da visão da Carta das Nações Unidas”. A Carta citada por Guterres foi assinada em 26 de junho de 1945, recebendo emendas ao longo dos anos, e descreve direitos humanos básicos e fundamentais para o andamento da sociedade.

Guterres também destacou o impacto da covid-19 nos jovens. “A formação de uma geração foi comprometida, seus passos em direção à idade adulta, identidade e auto suficiência foram desviados do curso natural”, afirma. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em relatório publicado em maio, um a cada seis jovens está desempregado atualmente. O número mostra como a crise é grave e atinge a juventude que está iniciando uma carreira. Apesar do cenário difícil, Guterres lembra da força que os jovens têm. “Esta geração também é resiliente, engenhosa e engajada. Estes são os jovens que se levantaram para exigir proteção climática, que se mobilizam por justiça racial e igualdade de gênero e são os campeões de um mundo mais sustentável”, relata.

Para celebrar o dia, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) realizará o webinar #MeuFuturoDoTrabalho, onde reunirá, virtualmente, especialistas para debater o impacto da pandemia no trabalho dos jovens. A transmissão, que ocorre hoje às 18h (horário de Brasília), será traduzida para português, espanhol e inglês, oferecendo a chance para os jovens da América Latina e Caribe participarem do debate.

Em São Paulo, a prefeitura está realizando a Semana da Juventude, que vai até sábado, dia 15 de agosto. A programação conta com ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como debates sobre saúde mental, direitos humanos e educação. As lives realizadas entre segunda-feira e hoje (12) estão disponíveis nas redes sociais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Para participar do webinar #MeuFuturoDoTrabalho, é necessário inscrever-se clicando aqui.

Compartilhe nas redes sociais

Notícias relacionadas

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo