Início > Notícias > Programa Formare oferece plataforma para processo seletivo on-line

Programa Formare oferece plataforma para processo seletivo on-line

Ferramenta é disponibilizada para empresas parceiras do Programa

O processo seletivo para entrar no Programa Formare é uma das etapas mais importantes de todo o ciclo do curso. Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas suspenderam os processos seletivos presenciais. Essa decisão também afetou os milhares de jovens que aguardam uma oportunidade para fazer parte do Programa. Pensando nisso, a Fundação Iochpe desenvolveu uma área exclusiva dentro do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para as empresas parceiras realizarem o processo seletivo de forma totalmente digital e iniciar novas turmas do Programa.

O AVA é uma plataforma conhecida pelos coordenadores e educadores voluntários do Formare, mas que agora também permitirá a inscrição dos jovens para o processo seletivo e a aplicação e correção automática de provas. A proposta foi apresentada à Rede Formare na manhã desta quarta-feira (19), em um webinar que tirou as dúvidas dos coordenadores e apresentou o case da Thales Group, primeira empresa parceira do Formare a realizar um processo de seleção no AVA.

A Thales abriu o processo em junho, divulgando a seleção e os requisitos nas redes sociais – incluindo as redes do Formare – e em instituições de São Paulo, como escolas públicas e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A divulgação resultou em 100 inscritos, do qual 71 eram elegíveis e 44 realizaram todo o processo, da inscrição às provas. Desse número, dez jovens foram selecionados para integrar a primeira turma do Formare na Thales, após passarem também pelas etapas de entrevista individual, entrevista familiar e redação.

Segundo Adriana Otani, uma das coordenadores do Programa na empresa, a automatização do AVA agilizou o processo seletivo. O relatório com os resultados da prova e identificação dos inscritos foi finalizado e entregue à Thales dois dias após o término do período de avaliação.

Após a etapa automatizada, a empresa iniciou as entrevistas com os jovens e suas famílias. Para Ana Fernandes, também coordenadora do Programa na Thales, a etapa das entrevistas, mesmo que realizadas por chamada de vídeo, foi importante para conhecerem melhor os jovens. “Nos ajudou a achar jovens que têm o melhor perfil e que vão explorar melhor a oportunidade do Formare”, conta. A empresa também precisou realizar mais uma etapa fora da plataforma: a redação, que serviu como forma de desempate entre candidatos.

Saiba como funciona o processo seletivo pelo AVA:

As empresas interessadas em abrir novas turmas devem preencher um edital, disponibilizado pelo Formare. Para isso, é necessário entrar em contato com a equipe Pedagógica do Programa. Após o preenchimento, é liberada a área da empresa no AVA, com ambiente personalizado que atenderá as necessidades para realizar o processo do início ao fim.

Antes de iniciar o processo, é importante pensar na divulgação nas redes sociais e na imprensa local (cidade onde a empresa está localizada). Esse planejamento fará com que mais jovens consigam participar da seleção. O Programa Formare disponibiliza as suas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) para compartilhar as publicações sobre processos seletivos.

Como funciona o processo para os jovens?

O processo seletivo inicia com uma pré-inscrição. Nessa etapa, é preciso preencher dados de e-mail para criar um login e senha na plataforma. Depois, o jovem deve completar a inscrição com dados pessoais mais completos, como contato, documentos etc, além de responder a perguntas abertas que ajudam a mapear o perfil do candidato. Após esse processo, o candidato deve aguardar a liberação da prova – disponibilizada em um período definido pela empresa – que abrangerá 20 questões, dez de língua portuguesa e dez de matemática.

Assim que o período estipulado para a realização da prova acabar, o sistema gerará um relatório em Excel com a correção das questões e também os dados dos jovens. Esse gerenciamento automático permite às empresas maior agilidade no processo. Além disso, o jovem pode, ao final da prova, responder a uma pesquisa, que poderá ajudar no planejamento das aulas, como a escolha de quais ferramentas e aplicativos utilizar.

Vai participar de um processo seletivo on-line e quer saber como a plataforma funciona? Confira o vídeo tutorial clicando aqui.

Caso tenha dúvida sobre o processo, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Notícias relacionadas

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo