Números de impacto

Sobre o Formare Mentoria

O Formare Mentoria é um programa inovador da Fundação Iochpe, voltado ao autoconhecimento e à construção de projetos de vida e trabalho. 

O programa é baseado em uma plataforma gamificada com um percurso autoinstrucional (sem mediação) de 10 horas, desenvolvido para que jovens possam formular projetos de vida e trabalho, detectando oportunidades e adequando a escolha profissional às preferências e às possibilidades pessoais.

Além do aplicativo, o Formare Mentoria também conta com materiais de apoio para que os jovens tenham suporte de professores em instituições de ensino ou educadores voluntários dentro de empresas. Somado a isso, o programa prevê a possibilidade de encontros de mentoria com profissionais voluntários, que também passam por uma formação específica para assumirem esse importante papel.

Dentre outros, o Formare Mentoria possibilita aos jovens os seguintes benefícios:

  • Segurança sobre qual profissão escolher;
  • Percepção de que a educação tem um papel importante neste processo de escolha;
  • Resiliência para enfrentar desafios;
  • Autoconhecimento e valorização de experiências vividas.
  • Capacidade de organização e planejamento do futuro.
  • Segurança na comunicação/interação com outras pessoas.
  • Redução na ansiedade sobre o futuro profissional.

(Pesquisa de avaliação de impacto, Plano CDE, 2021).

Foi pensado para ser utilizado tanto por jovens e adultos que estão no Ensino Médio, como aquelas pessoas que estão sem estudos e sem oportunidade de emprego e renda. Também pode ser adotado por instituições de ensino, empresas e organizações do terceiro setor que atuam na área de educação profissional.

Como participar

O processo seletivo para o Formare Mentoria varia de acordo com a empresa ou instituição parceira, que define, junto com a Fundação Iochpe, os critérios de seleção, as datas de cada etapa e se haverá algum tipo de auxílio. As informações referentes a cada processo são divulgadas por um edital específico. Os interessados devem se inscrever em um formulário correspondente ao processo seletivo para o qual desejam concorrer. Os inscritos que atenderem aos critérios de seleção são cadastrados na plataforma, recebendo dados de acesso pelo email informado no formulário de inscrição.

Quero ser uma empresa parceira

Instituições de ensino, empresas e organizações do terceiro setor interessadas em adotar o Formare Mentoria podem entrar em contato pelo email contato@mentorare.org.br.

Perguntas frequentes

Ainda com dúvida? Veja se as respostas abaixo podem te ajudar!

O aplicativo do Formare Mentoria está disponível para Android e iOS

O  processo seletivo para mentoria varia de acordo com a empresa ou instituição parceira, que define, junto com a Fundação Iochpe, os critérios de seleção, as datas de cada etapa e se haverá algum tipo de auxílio. As informações referentes a cada processo são divulgadas por um edital específico. Os interessados devem se inscrever em um formulário correspondente ao processo seletivo para o qual desejam concorrer. Os inscritos que atenderem aos critérios de seleção são cadastrados na plataforma, recebendo dados de acesso pelo email informado no formulário de inscrição.

 Depende dos critérios de cada processo, existindo a possibilidade de editais exigindo exclusividade na inscrição.

Cada processo seletivo possui critérios próprios, definidos pela empresa ou entidade parceira junto com a Fundação Iochpe. Preferencialmente, a trilha de mentoria será oferecida a estudantes de escolas públicas no Ensino Médio, jovens que abandonaram o Ensino Médio ou que terminaram a Educação Básica e não estudam, nem trabalham. Também se tem como público-alvo prioritário pessoas cuja renda familiar per capita é de até 1 salário mínimo.

Em cada formulário de inscrição, há uma opção se deseja ou não participar de outros processos. Caso a pessoa responda “sim”, ficará em uma lista de espera e poderá ser convidada para a trilha com mentoria, caso atenda a critérios de seleção em processos futuros.

Quando uma empresa ou instituição parceira optar por oferecer algum tipo de auxílio às pessoas selecionadas em um processo seletivo, este será informado no respectivo edital.

Sim, mas o ideal é que a pessoa seja maior de 21 anos e tenha mais de 2 anos de experiência profissional.

O Formare Mentoria foi desenvolvido e testado pela Fundação Iochpe com suporte do J.P. Morgan, do Instituto Órizon e do Instituto Órizon.

Notícias relacionadas

Na mídia: Claudio Anjos (presidente da Fundação Iochpe) explica os critérios de inscrição para o Formare durante uma entrevista na rádio CBN …

No dia 2 de julho, a Santos Brasil, empresa parceira da Fundação Iochpe com o Programa Formare, realizou a formatura da 16ª …

Hoje vamos conhecer Alice Martins, educadora voluntária do Programa Formare Voith (São Paulo/SP). Há dois anos ela é colaboradora da empresa e, …

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo