Obra está disponível para download gratuito no final da página
Desde a primeira turma do Programa Formare, iniciada em 1988, foram 23 mil jovens profissionalizados e milhares de educadores, coordenadores e empresas impactadas. Ao longo dos anos, o Formare se consolidou como um programa modelo na formação profissional de qualidade. Para celebrar todas as histórias criadas a partir do Programa, a Fundação Iochpe lançou o livro “30 anos transformando vidas” com depoimentos de ex-alunos e profissionais que passaram pelo Formare.
Em uma live realizada nesta quinta-feira (10), o livro foi apresentado à rede do Formare e também aos admiradores do Programa. O presidente da Fundação Iochpe, Claudio Anjos, falou sobre os resultados de 2020: uma nova empresa parceira e mais três unidades em fase de implementação. No próximo ano, o Formare também estará presente nas cidades de Porto Feliz (SP), Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS), oferecido pelas empresas Lanxess e Suzano.
Durante a pandemia do novo coronavírus, 76% das empresas mantiveram as unidades do Formare e se adequaram a um ensino digital e híbrido, com aulas via Zoom, Teams, Moodle e Google Meets, e, em algumas empresas, com a prática realizada dentro da fábrica, mas seguindo os protocolos de segurança e distanciamento social. Os 24% que suspenderam as atividades sinalizaram a volta das turmas em 2021.
O jornalista Rosenildo Ferreira, autor responsável por coletar e eternizar as histórias do Formare, contou sobre o processo de produção do livro e a incerteza no início do projeto. “Foi muito complicado, pois a minha largada foi com grandes desafios”, relembra. Segundo Rosenildo, o seu único briefing era escrever um livro sobre a história do Formare, sem restrições às suas ideias como escritor. Sobre os depoimentos de ex-alunos, educadores voluntários, coordenadores e executivos da rede do Programa, Rosenildo relembra que muitas histórias o marcaram.
O jornalista ouviu mais de 60 pessoas para chegar ao resultado final. Rubia Luz e Vanessa Pereira estão nas páginas pois foram alunas do Programa Formare na Coteminas e GE. Hoje, Vanessa é engenheira ambiental, mestre em engenharia de produção e trabalha como coordenadora do programa 5S na Coteminas. Rubia é estudante de engenharia de produção e mecânica, e trabalha na GE como analista administrativa. Atualmente, as duas atuam como educadoras voluntárias do Formare: Vanessa ministra as aulas de Criatividade e Inovação, desde 2007, e Rubia de Comunicação, desde 2017.
“Na minha vida, o Formare foi um divisor de águas”, declarou Rubia. A jovem afirma que o programa a ajudou a escolher sua carreira e também a ter conhecimentos básicos sobre engenharia que a auxiliaram na graduação. “O Formare acontece naquele período em que você precisa tomar uma decisão de que caminho seguir”, relata Vanessa. Para ela, a convivência com profissionais excelentes da área direciona os alunos a acharem sua maior habilidade e decidirem sua carreira.
As ex-alunas relembraram seus sonhos da adolescência e projetaram um futuro daqui 15 anos: continuar compartilhando o conhecimento que adquiriram no Formare e na faculdade e impactar positivamente a vida de outras pessoas.
Assista ao lançamento do livro clicando aqui, e baixe o e-book no formulário abaixo.