Serão apresentados 234 trabalhos científicos realizados por estudantes de escolas públicas do estado durante os quatro dias de evento
Os alunos da unidade Formare Mizu, localizada em Baraúna, Rio Grande do Norte, participaram da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida pela UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido), em Mossoró.
Os jovens apresentaram três projetos: estudo de reaproveitamento do papel kraft para fabricação de sacos biodegradáveis para mudas de plantas, sistema automático de limpeza de painéis solares com materiais de baixo custo e proteção catódica por ânodo de sacrifício compartilhado em gaiolas de filtros de mangas.
Para a aluna Tayane Rocha, 19, a participação gerou bastante conhecimento e oportunizou boas experiências. “Foi inesquecível, não só pela honra de prestigiar um evento de grande porte em nosso estado, mas pela oportunidade de conhecer pessoas e projetos incríveis. Os conhecimentos adquiridos, bem como o aprendizado que nos foi dado, ficarão guardados comigo e, com toda certeza, me auxiliarão em decisões e ações futuras”, comemora.
Já para o educador voluntário, Jonas Medeiros de Paiva, a presença do Formare Mizu no evento foi essencial para divulgar os projetos que os alunos criaram. “O desenvolvimento de projetos científicos permite ao aluno desenvolver habilidades que vão muito além da sala de aula, pois o estudante passa a ser autor do seu próprio conhecimento, atuando como agente ativo no processo de aprendizagem. Dentro da disciplina de Projeto Integrador, estes aspectos foram bastante explorados, permitindo que os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas pudessem ser incorporados no desenvolvimento metodológico e criativo de seus projetos de pesquisa”, afirma.
A coordenadora da unidade Formare Mizu, Karene Ehle, faz um balanço sobre a participação inédita de sua turma no evento. “Foi muito importante para a formação dos alunos. Ao mesmo tempo que eles apresentaram os seus projetos, tiveram a oportunidade de conhecer novas ideias e puderam interagir com jovens de outras realidades. Participar deste tipo de evento é fundamental para a promoção de uma boa expectativa de futuro”, conclui.
Acesse as Redes Sociais da Fundação Iochpe e fique por dentro das principais notícias, além de conteúdos exclusivos: Linkedin: | Instagram: | Facebook: | YouTube: