Início > Notícias > Dica de profissional: foco e produtividade

Dica de profissional: foco e produtividade

Você conhece a Técnica do Pomodoro?

É uma técnica muito eficiente criada pelo italiano Francesco Cirillo, pois aumenta o foco, a produtividade e evita sobrecarga no cérebro. As pequenas pausas entre os “blocos de tempo” permitem um descanso e fazem com que o retorno para a próxima atividade seja realizado com uma maior atenção e performance.

Convidamos a psicóloga Ligia Vasconcelos, que trabalha há 13 anos com jovens e atualmente é supervisora de projetos na Fundação Iochpe, para dar algumas dicas sobre foco e produtividade, com base na Técnica do Pomodoro. Acompanhe:

  • Faça uma lista de tarefas a serem executadas no dia;
  • Divida as tarefas em blocos de tempo de 25 minutos para serem executadas (cada bloco de tempo é chamado de um Pomodoro);
  • Coloque um cronômetro, marque os 25 minutos e neste tempo concentre-se totalmente na atividade proposta; não pare nem para ir ao banheiro ou mexer no celular;
  • Após esses 25 minutos, dê uma pequena pausa de 5 minutos, também cronometrada e nessa pausa faça algo diferente: vá ao banheiro, pegue água, caminhe, brinque com o cachorro, mande uma mensagem ou escute uma música, por exemplo;
  • Se durante o período de 25 minutos você se lembrar de alguma tarefa que deve ser feita, não execute naquele momento, apenas escreva em uma lista para ser executada posteriormente e liberar sua cabeça disso!
  • A cada 4 Pomodoros, ou seja, a cada bloco de 25 minutos, dê um intervalo maior, de 30 minutos;
  • Após uma semana de utilização da técnica você pode fazer ajustes do tempo do seu Pomodoro, ou seja, muitas pessoas percebem que conseguem manter a concentração por um tempo maior do que 25 minutos e, nestes casos, ela pode ajustar os blocos para 30 ou 35 minutos.

Acesse as Redes Sociais da Fundação Iochpe e fique por dentro das principais notícias, além de conteúdos exclusivos: Linkedin: | Instagram: | Facebook: | YouTube:

Notícias relacionadas

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo