Você conhece a Técnica do Pomodoro?
É uma técnica muito eficiente criada pelo italiano Francesco Cirillo, pois aumenta o foco, a produtividade e evita sobrecarga no cérebro. As pequenas pausas entre os “blocos de tempo” permitem um descanso e fazem com que o retorno para a próxima atividade seja realizado com uma maior atenção e performance.
Convidamos a psicóloga Ligia Vasconcelos, que trabalha há 13 anos com jovens e atualmente é supervisora de projetos na Fundação Iochpe, para dar algumas dicas sobre foco e produtividade, com base na Técnica do Pomodoro. Acompanhe:
- Faça uma lista de tarefas a serem executadas no dia;
- Divida as tarefas em blocos de tempo de 25 minutos para serem executadas (cada bloco de tempo é chamado de um Pomodoro);
- Coloque um cronômetro, marque os 25 minutos e neste tempo concentre-se totalmente na atividade proposta; não pare nem para ir ao banheiro ou mexer no celular;
- Após esses 25 minutos, dê uma pequena pausa de 5 minutos, também cronometrada e nessa pausa faça algo diferente: vá ao banheiro, pegue água, caminhe, brinque com o cachorro, mande uma mensagem ou escute uma música, por exemplo;
- Se durante o período de 25 minutos você se lembrar de alguma tarefa que deve ser feita, não execute naquele momento, apenas escreva em uma lista para ser executada posteriormente e liberar sua cabeça disso!
- A cada 4 Pomodoros, ou seja, a cada bloco de 25 minutos, dê um intervalo maior, de 30 minutos;
- Após uma semana de utilização da técnica você pode fazer ajustes do tempo do seu Pomodoro, ou seja, muitas pessoas percebem que conseguem manter a concentração por um tempo maior do que 25 minutos e, nestes casos, ela pode ajustar os blocos para 30 ou 35 minutos.
Acesse as Redes Sociais da Fundação Iochpe e fique por dentro das principais notícias, além de conteúdos exclusivos: Linkedin: | Instagram: | Facebook: | YouTube: