Desafios do estudo à distância: alunos do Consórcio Modular Resende contam suas experiências durante o isolamento social

 

Juan Carlo Ribeiro da Costa e Emanuele Nossar estão enfrentando um momento histórico durante a juventude: a pandemia do novo coronavírus, que mudou a forma de convívio social desde março. Juan, com 17 anos, e Emanuele, com 18, são alunos do Programa Formare no Consórcio Modular Resende, no Rio de Janeiro.

Para manter a rotina de estudos, os jovens encontram dentro de casa as maiores inspirações para se continuarem perseverantes. Emanuele conta com orgulho a história dos pais. A mãe é formada em Geografia, e o pai, já falecido, tinha o ensino médio completo. Para ela, o apoio da família é o motivo de já estar colhendo bons frutos no início da carreira.

Juan Carlo acredita que também conseguirá alcançar seus sonhos. Um deles é cursar Engenharia. “Ainda não decidi qual área, mas o Formare está me ajudando bastante, com reuniões e palestras com pessoas que nunca imaginei conhecer”, afirma.

Antes das aulas no Formare precisarem se adequar às plataformas digitais, Emanuele conta que via a internet apenas como uma forma de lazer. “Quando o ensino à distância do Formare começou, eu só tinha o meu celular como ferramenta”, afirma.

Para Juan Carlo, o maior problema do ensino à distância também é a falta de ferramenta. “O meu celular não tem muita memória, então tive que desinstalar muitas coisas”, lembra. Antes do Consórcio Modular Resende encontrar a plataforma adequada para a realidade dos seus alunos, Juan conta que chegou a baixar nove aplicativos para conseguir acompanhar as aulas. “O Formare me proporcionou comprar um notebook. Estou conseguindo entregar os meus trabalhos no prazo”, comemora.

“Sentar em uma cadeira e olhar para um celular ou um computador para assistir à aula é um desafio para o jovem do século XXI”, analisa Emanuele. Segundo ela, os jovens tendem a ser imediatistas, o que dificulta o processo de aprendizado à distância. “A gente está aprendendo com isso, e acredito que aqui no Formare estamos nos saindo muito bem”, afirma Juan Carlo.

 

Confira abaixo o vídeo de Juan e Emanuele:

https://youtu.be/_yRaSQHCzZc

Rolar para cima

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Julia Saron

Formare Instituto Robert Bosch

“Sinto orgulho em ter feito parte desta família tão incrível, pois minha vida mudou e continua mudando, graças a esta chance que tive no Formare do Instituto Robert Bosch. Assim que concluí o curso, iniciei um técnico em Administração e hoje estou atuando como Aprendiz da ETS (Escola de Engenharia Técnica) aqui mesmo na Bosch. Está sendo uma experiência inovadora e revigorante, pois conquistei mais uma oportunidade na empresa que sempre almejei. Eu e meus colegas de turma tivemos o apoio incondicional dos educadores voluntários. Eles nunca focaram na competitividade e sim na proatividade e todos nós aprendemos juntos. É por isso que de uma coisa eu tenho certeza: o Formare muda vidas”

Pular para o conteúdo