Jovem relata os impactos que ocorreram após o curso e revela quais são seus projetos para o futuro
Danusia Cerqueira é ex-aluna da unidade Formare Voith, localizada em São Paulo. Há 13 anos, ela fez o curso de Assistente de Sistemas e Serviços Industriais e, de lá para cá, sua vida mudou completamente. Danusia ressalta que a experiência no Programa Formare foi essencial para que ela trilhasse um caminho de oportunidades. Confira o depoimento:
“Eu construí um network inacreditável durante o Programa Formare que mantenho até hoje. De fato, é fundamental ter esse contato mais profissional dentro de uma empresa por meio dos educadores voluntários. Foram eles que me direcionaram e consegui enxergar qual caminho gostaria de seguir em minha carreira, principalmente a acadêmica. Fui a primeira pessoa de todas as gerações da minha família a entrar em uma faculdade (fiz Administração de Empresas na Osvaldo Cruz).
Já minha vida profissional começou dentro do próprio Grupo Voith por meio de uma vaga em que eles precisavam de uma pessoa com um perfil iniciante. Para mim foi muito importante, pela experiência e também porque eu precisava de um trabalho para financiar meus estudos. Inclusive, após ser efetivada, virei educadora voluntária no programa.
Quero ressaltar que as aulas de inglês que tive no Formare foram incríveis e me ajudaram bastante. Sempre fui muito curiosa e almejava aprender uma segunda língua até para ver o mundo com meus próprios olhos. Durante o Programa Formare, tive as aulas mais didáticas do idioma e adquiri confiança por meio dos meus educadores voluntários da época (sempre muito dedicados e atenciosos) e isso mudou completamente minha perspectiva.
Eu sinto bastante orgulho em falar sobre o Formare e espero que esse programa cresça ainda mais. Considero um modelo de educação poderoso e torço para que ele se expanda cada vez mais, especialmente em São Paulo, por ser a cidade mais influente da América Latina.
Alguns anos se passaram e hoje moro aqui nos Estados Unidos. Fiz um curso de Gestão de Projetos, certificado pela Universidade da Virgínia e, atualmente, realizo trabalhos voluntários. Vou começar a fazer o mestrado em Tecnologia e Gerenciamento de Projetos. Através desta experiência internacional, quero desenvolver uma plataforma que possibilite uma comunicação mais estreita de nossa cultura brasileira para que as pessoas possam ter mentoria e construir conexões do mundo real com pessoas a sua volta, incluindo empresas e serviços públicos. Acredito que o acesso à informação é uma ferramenta que precisa ser melhor explorada”.
Acesse as Redes Sociais da Fundação Iochpe e fique por dentro das principais notícias, além de conteúdos exclusivos: Linkedin: | Instagram: | Facebook: | YouTube: